• FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E REALIDADE SOCIAL

Os textos que compõem a presente obra pretendem pensar as questões fundamentais da educação por diversos vieses teóricos, de tal forma que possa se configurar como um recurso a mais no debate acerca da construção de uma Filosofia da Educação crítica, capaz de lançar luz sobre o obscurantismo intelectual que marca nossa época. Uma Filosofia da Educação pretende explicitar e problematizar os princípios filosóficos que fundam a ação formativa. No entanto, são diversas as correntes filosóficas de pe nsamento. Interessa-nos a vertente que pensa a educação ligada às condições sociais concretas de vida dos indivíduos, uma Filosofia da Educação que aflora um potencial vital de emancipação. Em outros termos, a Filosofia da Educação que trazemos na pr esente obra figura como um aporte crítico de compreensão das relações que os homens estabelecem na sociedade a partir das relações de produção efetivas. A proposta da obra não é apresentar os princípios de uma educação abstrata, puramente epistêmica, idealista, mas que também desperte para uma prática educacional, formativa, com contornos políticos, encarando a educação a partir da ruptura com a lógica do capital. A presente obra pretende ser uma crítica do presente. As investigações aqui expost as revelam uma orientação crítica, buscando resgatar o sentido de uma realidade humano-social emancipada e, ao mesmo tempo, pensar as condições materiais de transformação social fomentada por uma filosofia crítica da educação. Superando, assim, as la cunas do cotidiano tão marcado pela acriticidade e pelo obscurantismo.

Código: 9788544431993
EAN: 9788544431993
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,80

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E REALIDADE SOCIAL

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$83,46