Este livro apresenta o conceito de autonomia a partir da teoria sobre a liberdade de Jean-Paul Sartre e, em seguida, a prática pedagógica é analisada a partir dos princípios e dos saberes necessários à prática educativa, propostos por Paulo Freire na pedagogia libertadora, à luz do conceito sartreano de autonomia. Apresenta as condições a priori para o exercício da autonomia e as relações que o ser humano estabelece na sua existência - o que possibilita a aprendizagem e as vivências das ações au tônomas. Esta situação comportamental de liberdade e autonomia é vivenciada ao mesmo tempo pelos indivíduos e tem várias implicações. Por isso, num segundo momento, a autonomia é contextualizada na perspectiva do Outro que se encontra na mesma situaç ão de autonomia, ou seja, no âmbito das relações humanas. Para aplicar os conceitos expressos, a autonomia é analisada na instituição educacional e, posteriormente, a análise é centrada especificamente na prática pedagógica, mostrando como esta contr ibui para o desenvolvimento da autonomia
Código: | 9788544436318 |
EAN: | 9788544436318 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,10 |
O CONCEITO SARTREANO DE AUTONOMIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE
- Disponibilidade: 1
-
R$70,04