A celebridade de estrelas dos palcos como Sarah Bernhardt tem ofuscado a importância dos numerosos anônimos que mantinham em funcionamento as engrenagens da vida teatral europeia no século XIX. Provenientes dos mais diversos meios sociais, milhares d e homens e mulheres lançaram-se na aventura do teatro, aproveitando o boom das artes cênicas após 1860, interessados em melhorar de vida ou apenas confirmando uma vocação familiar. O papel fundamental desses desconhecidos na evolução do teatro europ eu é investigado pelo historiador francês Christophe Charle por meio de uma pesquisa criteriosa. Valendo-se de cálculos estatísticos e de documentos inéditos da época, o autor aponta na reconstituição da atividade dos atores, diretores, técnicos e dr amaturgos que o tempo esqueceu uma chave analítica imprescindível para o estudo dos primórdios da sociedade do espetáculo. Espelhos da profunda transformação capitalista vivida pelo Ocidente a partir de meados do século XIX, os palcos das principais metrópoles de então fornecem amostras sociológicas relevantes da classe teatral europeia, permitindo a Charle delinear um panorama histórico da vida cultural no continente. O livro faz parte da coleção História Social da Arte, dirigida por Sergio Mic eli e Lilia Moritz Schwarcz.
Código: | 9788535919899 |
EAN: | 9788535919899 |
Peso (kg): | 1,000 |
Altura (cm): | 2,40 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 23,60 |
A GÊNESE DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO - TEATRO EM PARIS, BERLIM, LONDRES E VIENA
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$89,90