A obra parte da pedagogia de Jesus, toda voltada para o ensinar a viver. Seu grande propósito consistiu em encaminhar o ser humano para a plenitude, fazendo ver que a chave está na tomada de consciência enquanto pessoa humana, na adoção de princípios mínimos de vida, na paz interior, na serenidade, prudência, na prática da justiça, na vivência da liberdade e no conseguir estar acima dos objetos, dos desejos e dos apegos. Numa palavra, colocar o Espírito acima da matéria. Procurando uma perspect iva de conjunto, o autor dá ênfase à alegria, como característica que deve distinguir todo mestre, não apenas em seu desempenho profissional, mas em toda a sua vida, de forma permanente. É indispensável que esta alegria alimente a satisfação de viver uma vocação, mais do que um ofício, embora a alegria do mestre se sustente também na satisfação de ver seus alunos usufruindo a aprendizagem, compreendendo, assimilando e progredindo. Em terceiro lugar, a obra faz ver que a alegria de um mestre se fundamenta nas variáveis da ética, responsabilidade e compromisso, analisadas de forma original e criativa. Responsabilidade e compromisso que o levam a hipotecar seu futuro com o futuro dos alunos que estão sob sua tutela. Só então o autor elabora um discurso metodológico e didático, no sentido habitual do termo, em vista da formação em ética e em valores, gerando um ambiente axiológico que tenda ao desenvolvimento de competências válidas para assumir a vida como pessoas com valores humanos au tênticos. Conclui com a significativa mensagem de Gandhi: "Eu não tenho mensagens, minha mensagem é minha vida". O exercício do magistério tem assim algo da função de genitores.
Código: | 9788535619720 |
EAN: | 9788535619720 |
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Altura (cm): | 20,00 |
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A ALEGRIA DE SER MESTRE: PEDAGOGIA E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO ÉTICA E DOS VALORES HUMANOS
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