• O SENTIDO ESPIRITUAL DA LITURGIA

Estamos profundamente gratos a Goffredo Boselli, monge e reconhecido liturgista da Comunidade de Bose, pela sua inteligência litúrgica e arte mistagógica. A mistagogia é um desafiante caminho, como o tem evidenciado Boselli: «A atenção mistagógica po deria revitalizar a Liturgia, para se abrir à graça e à verdadeira experiência de Deus. Para tal, é necessário "transformar em vida os gestos da Liturgia", para que não exista separação entre Liturgia, Caridade e Profecia. O essencial da Liturgia cri stã está fora da Liturgia» (5º Convénio Eclesial Nacional, Florença 2015). Ver uma coisa e acreditar noutra é a dinâmica sacramental da fé da Igreja. A Liturgia é a grande porta para o Mistério de Deus. A pastoral mistagógica dos sacramentos, na qua l gravita a Liturgia, é hoje nitidamente uma pastoral missionária. A Igreja ''em saída'', como nos interpela o Papa Francisco na Evangelii Gaudium, quer dizer que não podemos estar à espera, mas tomar a iniciativa (primeirar), envolver-se e acompanhar a humanidade e dar frutos abundantes de misericórdia. Num encontro com os seus Párocos da Diocese de Roma em 2015, o Papa Francisco advertiu: «Celebrar é entrar e fazer entrar no mistério, é simples, mas é assim, se eu for excessivamente rígido, não faço entrar no mistério. e se for um ''showman'', o protagonista da celebração, não faço entrar no mistério, temos assim os dois extremos». Com alegre e gratíssima surpresa lemos a terceira carta que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrad a e as Sociedades de Vida Apostólica preparou no contexto do Ano da Vida Consagrada em 2016, sob o título: Contemplai. «Para ti, que o meu coração ama» (Ct 1,7). Aos consagrados e às consagradas sobre os sinais da Beleza. Este belo documento, sob o f io condutor do livro do Cântico dos Cânticos, convida-nos a uma maior abertura sobre o mistério de Deus, fundamento de toda a nossa vida, fala-se claramente da pedagogia mistagógica e afirma: «a própria liturgia é mistagogia - enquanto comunicação at ravés de palavras, acções, sinais, símbolos de matriz bíblica - que introduz na fruição vital do mysterium» (n. 47). E ainda acerca da comunicação mistagógica como acção eminentemente cristológica, sublinha: «não há liturgia cristã autêntica sem mist agogia» (n. 48). Um Rabino do séc. IV rezava: «Nós Te damos graças por sermos capazes de Te dar graças». Por isso mesmo a oração, a catequese, a caridade, são os lugares da alegria do encontro com Jesus Cristo. A Liturgia «é a catequese universal do

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O SENTIDO ESPIRITUAL DA LITURGIA

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