Sabemos da dor imensa que é ver dimensões fundamentais da nossa saúde serem menosprezadas, no momento confuso e tenso da crise da doença, por profissionais que nos tratam com a atenção focada apenas no órgão de nosso corpo considerado avariado como s e fossem apenas mecânicos de gente. Por causa dessa dor, investir e estudar novos caminhos para a formação profissional em saúde é urgente e importante. A construção de novos formatos para o ensino em saúde não pode depender apenas da formulação de p ropostas pelos grandes estudiosos do campo ou pelas lideranças institucionais. É preciso ouvir as insatisfações, as reflexões e os sonhos dos estudantes e professores que vêm cotidianamente tentando driblar as dificuldades e construir iniciativas de superação Há na universidade brasileira um movimento antigo de busca de novas formas de ensino que vêm experimentando e difundindo um significativo saber de reorientação do aprendizado. Para um conjunto considerável de estudantes mais comprometidos c om a transformação social, estruturou-se um currículo informal que, ao mesmo tempo, critica o modelo dominante de ensino como também aponta caminhos, já testados e aperfeiçoados na atual estrutura universitária, para uma reforma mais ampla. É preciso escutar este movimento. Este livro procura trazer à tona esse saber crítico e propositivo mediante histórias sobre vivências no cotidiano acadêmico que marcaram, de modo negativo ou positivo, a formação de estudantes e ex-estudantes, representantes dessa parcela dinâmica da universidade brasileira. São histórias carregadas de emoção, perplexidade e sonho que denunciam o velho e anunciam o novo.
Código: | 9788584040643 |
EAN: | 9788584040643 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 0,50 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
PERPLEXIDADE NA UNIVERSIDADE: VIVÊNCIA NOS CURSOS DE SAÚDE
- Disponibilidade: 2
-
R$68,00