• POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENTRE DISPUTAS, NORMATIVIDADE E CONTROLE

Este livro fruto de minha tese de doutorado versa sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física Escolar que ocorreu de 2015 a 2018. Entre disputas normatividades e controle os currículos esco lares fazem parte de um emaranhado de processos político-discursivos os quais apresentam diferentes demandas a fim de estabilizarem e hegemonizarem discursos acerca do que são saberes necessários e essenciais que estudantes devem ter acesso no ambi ente escolar. Por mais que a BNCC como uma política de centralidade curricular tente fixar sentidos e significações à Educação Física na escola ela propicia diferentes leituras e interpretações inerentes ao próprio campo da discursividade. As i dentificações e interpretações realizadas por mim nesse exercício enquanto pesquisadora e professora da Educação Básica e do Ensino Superior reforçam a compreensão de que as políticas curriculares são processos políticos e discursivos marcados pe la textualidade e de que por mais que se tente fechar a significação acerca da Educação Física Escolar isso é da ordem do impossível pois proporciona o adiamento incessante da significação. Assim convido você a essa leitura para pensarmos os ordenamentos políticos da BNCC para a Educação Física Escolar que sempre serão provisórios e contingentes.

Código: 9786525121628
EAN: 9786525121628
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POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENTRE DISPUTAS, NORMATIVIDADE E CONTROLE

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