A presença obrigatória da filosofia no ensino médio é uma reivindicação muito recorrente entre os professores de filosofia. Entre eles, há um pressuposto poucas vezes problematizado, o de que, habitualmente, a filosofia fará uma diferença significati va, para melhor, na qualidade do processo educativo na maioria dos casos, associa-se essa presença a uma "formação democrática, crítica ou cidadã". A filosofia é vista como redentora, fonte fundamental de transformações para a educação. Essa presunç ão deve ser levada a sério e pensada cuidadosamente.Esta coleção pretende contribuir para essa tarefa. Um elemento comum aos livros que a compõem é o interesse pela problematização filosófica da filosofia, da educação e das relações entre uma e outra . Mas os acordos param aí. As temáticas, os estilos e as referências são diversos. Além dos antigos, o leitor encontra menções a filósofos modernos como Descartes, Hegel, Hume, Kant, Locke, Montaigne, Rousseau, Schiller e Spinoza, e contemporâneos tã o diversos como Adorno, Agamben, Althusser, Arendt, Benjamin, Bergson, Deleuze, Derrida, Dewey, Foucault, Gramsci, Guattari, Heidegger, Horkheimer, Lyotard, Marx, Merleau-Ponty, Negri, Nietzsche, Rancière, Schopenhauer, Taylor. Há também referências literárias: Barros, Borges, Cervantes, Conan Doyle, Kafka, Poe, Orwell, Ramos, Sábato.Políticas do ensino de filosofia elabora as categorias de ensinar e aprender filosofia pedagogia da opressão as relações público-privado, homem-cidadão, liberdade -responsabilidade trabalho imaterial estética aplicada emancipação paixão pelo conhecer filosofia popular.
Código: | 9788574903170 |
EAN: | 9788574903170 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 1,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
POLÍTICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$40,00