A formação do homem omnilateral preconizada por Gramsci há tempos deixou de ser uma possibilidade para ser apenas uma vitrine em escolas de elite a lá escola da ponte do Pacheco em Portugal. Nem as escolas de tempo integral conseguem desenvolver uma proposta pedagógica satisfatória em tempos de virtualização. A coletânea Praticas Plurais em Educação aborda reflexões em diferentes áreas de atuação pedagógica do docente cuja importância se construiu ao longo do tempo e foi institucionalizada por u m instrumento jurídico-pedagógico que obriga escolas e instituições formadoras a alocar em seu currículo tais reflexões. Melhor seria se a consciência o fizesse como fruto ''espontâneo'' do pensar sua a ação na construção de um processo formativo que p rivilegie as capacidades lógicas, artísticas, corporais, lúdicas, de letramento ou saberes inserida numa perspectiva em que o oikos não se resuma no espaço fora de nós. Assim as pratica com presidiários, indígenas, quilombolas, deficientes, imigrante s se inserem no cotidiano muito mais como força de diretriz do que convencimento do formador com grupos historicamente excluídos social, econômica, cultural e politicamente da sociedade quem em certos casos os trata como apátridas, deslocados, dester ritorializados e neocolonizados na ilusão de participante virtual sem domínio das epistemologias do sul para fazer referencia a Boaventura.
Código: | 9788544416105 |
EAN: | 9788544416105 |
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PRÁTICAS PLURAIS EM EDUCAÇÃO
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