Este livro apresenta uma abordagem que pouco se assemelha à maioria dos livros de psicologia da educação. Sua principal característica é conduzir o leitor por um trajeto que começa nos paradigmas da psicologia. As ideias de Freud, consolidadas na psi canálise, as concepções de Pavlov, Watson e Skinner, que resultaram no comportamentalismo, e as preocupações epistemológicas de Piaget, ao elaborar sua psicologia genética, são analisadas em sua condição de paradigmas científicos, antes de mais nada. Ao longo do percurso que analisa cada corrente, o leitor é situado gradualmente diante das contribuições que esses pensadores ofereceram, e ainda oferecem, à prática educacional. Segundo o autor, essa é a melhor maneira de compreendermos as relações da psicologia com a educação, bem como os limites existentes entre essas áreas - de outro modo, ficaríamos à mercê de um saber fragmentário e carente de fundamento.Os paradigmas da psicologia vistos neste livro são problematizados, especialmente, no que diz respeito às concepções de sociedade que cada um deles contém. Isso é necessário, pois o trabalho do educador diz respeito diretamente à inserção do indivíduo na sociedade. Por isso a psicologia não pode ser vista como "a ciência do indivíduo ", como se fosse possível concebermos um ser psicológico pairando acima das realidades sociais.
Código: | 9788598271507 |
EAN: | 9788598271507 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 0,80 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- Disponibilidade: 1
-
R$45,00