• PSICOTERAPIA DE DEUS

Sumário/ideias Prefácio - Deus psicoterapeuta ou o apego a Deus, 9 Este livro pretende esclarecer o que, na alma humana, tece o apego a Deus. 1 Da angústia ao êxtase, divina consolação, 11 A emoção religiosa. 2 Biologia da alma, 18 Êxtase químico e êxtase sentimental. 3 Erotismo da morte iminente, 24 Quando a beleza é mortífera. 4 As almas transtornadas, uma neurologia, 29 A estimulação cerebral cria afetos transcendentes e a transcendência modifica a estimulação cerebral. 5 A criança tem acesso a Deus porque Ele fala e ama os que lhe falam, 34 A palavra tem uma função afetiva que tece o vínculo entre os que falam com Deus. 6 O luto e a ativação do apego, 40 O risco de perder a ativa necessidade de amar. 7 A necessidade de Deus e a perda, 45 Os objetos, os ritos e as palavras preenchem o vazio e impedem o desespero. 8 A teoria do espírito: ler na alma dos outros, 52 Ler na alma dos outros é uma aptidão que se constrói na relação. 9 Como seria o mundo se não tivéssemos pal avras para vê-lo, 59 As palavras esclarecem uma parte do mundo e agem sobre o corpo. 6 10 Quando o mundo muda de gosto, 64 Uma narrativa religiosa transforma o amargor em amor ou em ódio. 11 Fé, imagem parental e segurança, 69 Sob o olhar de Deus, imagem paternal asseguradora. 12 O despertar da fé com a idade, 75 O adulto pensava tê-la esquecido. Ela volta para o idoso. 13 O apego ao deus punitivo, 83 Amamos aquele que nos pune para o nosso bem. 14 Quando a interdição é uma estrutura afetiv a, a punição é asseguradora, 87 É assegurador ser enquadrado, respeitar os limites. 15 O enunciado da lei circunscreve o cérebro, os tabus alimentares solidarizam o grupo, 92 Quando a pessoa se sente moral o circuito límbico das emoções se acalma . 16 Encontramos Deus como aprendemos a amar, 99 Os hábitos afetivos se impregnam na memória biológica. 17 Valor moral do sofrimento e da culpa, 105 A dor física é suportável no universo do erro. 18 A elaboração mental modifica o cérebro, 110 O es forço intelectual treina o funcionamento cerebral e o fortalece. 19 Incertezas culturais e extremismo religioso, 113 É na névoa cultural que aparecem os gurus. 20 A espiritualidade não cai do céu, 122 Ela tem raízes no corpo e na cultura. 21 Deus m orreu, viva Deus, 127 Os sem-deus têm crenças transcendentes. 22 Viver e amar num mundo sem Deus, 138 A transcendência laica aceita a crítica. 23 Amor revolucionário e apego conservador, 147 O amor tira do grupo, ao passo que o apego integra as tr

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PSICOTERAPIA DE DEUS

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