• RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E (IN)DISCIPLINA: UMA LEITURA HISTÓRICO-CULTURAL

A obra Relação professor-aluno e (in)disciplina: uma leitura histórico-cultural procura elencar alguns fatores que compõem a relação professor(a) e aluno(a) na escola, fazendo uma reflexão sobre os modos como essas relações interferem no comportament o dos estudantes, ao ponto de serem considerados disciplinados ou indisciplinados. A partir do acompanhamento de uma turma de 1º ano de ensino fundamental, apresenta os modos de como as regras disciplinares são vividas pela professora e pelas criança s e vai discutindo como tais questões vão contribuindo para a criação de estratégias e táticas nas relações ali estabelecidas e vão também constituindo os sujeitos - adultos e crianças - por meio do modo de estar na escola. A obra não desconsidera os fatores de ordem pessoal e familiar que integram a discussão sobre o comportamento das crianças, entretanto, lança um olhar mais aprofundado acerca das relações institucionais que contribuem para que essa discussão seja tão importante e necessária n os tempos atuais. Compreender as crianças e seu comportamento hoje implica lançar também um olhar sobre a instituição escolar que as recebe. A obra faz um resgate de estudos elaborados sobre a questão da (in)disciplina na escola a fim de evidenciar c omo tal questão vem sendo discutida e salienta a importância desse tema nos debates educacionais da atualidade, tece o esboço de uma leitura histórica por meio de algumas considerações sobre o processo histórico de institucionalização da escola e do aprender e busca mostrar que a contrapartida dos sujeitos da escola, ou seja, as "artes de fazer" ou a "antidisciplina", responde à organização de uma escola e de uma disciplina institucionalizadas ao longo da história. Destaca que compreender a disc iplina ou a indisciplina na escola e na sala de aula é um desafio que deve ser enfrentado no próprio cotidiano escolar, principalmente prestando atenção nas relações estabelecidas entre professores e alunos e no modo pelo qual tais relações constitue m sujeitos.

Código: 9786525006079
EAN: 9786525006079
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E (IN)DISCIPLINA: UMA LEITURA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Disponibilidade: 1
  • R$68,00