A robótica educacional tem se destacado na cultura maker como uma das interessantes possibilidades de mudança nas práticas educacionais. O fazer implica em refletir, planejar, montar, refletir novamente, ou seja experienciar o tema a ser estudado de forma envolvente e significativa. Isso resulta que as experiências maker no ensino promovem melhores resultados na aprendizagem. Nós do Grupo de Pesquisa Aprende STEAM (Science, Tecnology, Engeneering, Arts and Mathmatics) temos trabalhado e pesquisa do os impactos na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, os possíveis usos com alunos com altas habilidades e na formação de professores para capacitá-los a introduzir de forma curricular a robótica, o leitor encontrará alguns resultados nest a obra. Convidamos outros pesquisadores para apresentar usos da robótica educacional em diversos níveis de ensino e em contextos variados. São profissionais de universidades públicas brasileira com muitas experiências e pesquisas realizadas nesta áre a ou com as tecnologias digitais. Ao inserirmos a robótica educacional na cultura maker, estamos falando do aprender fazendo, indo além da inclusão digital, ultrapassando o tornar-se usuário de aplicativos para aprender a ter domínio da máquina, sua linguagem e tecnologia. Ao aprender a programar passa a dizer para a máquina o que se quer que ela faça, ao contrário do usuário que só faz o que a máquina lhe oferece. Esperamos assim que este livro venha a ser uma fonte de inspiração para começar a mudar a relação professor ensina e aluno aprende, para aluno faz e por isso aprende com ajuda do professor
Código: | 9788544427033 |
EAN: | 9788544427033 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 0,80 |
ROBÓTICA EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM: O LÚDICO E O APRENDER FAZENDO EM SALA DE AULA
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