A nova geração de meninas promete fortalecer a cultura de equidade de gênero. A grande maioria das entrevistadas pela pesquisa "Ser Menina..." gosta de ser menina e não quer que os meninos sejam melhores do que elas. Contudo, o desenvolvimento dessa potência das meninas vai depender do grau de resistência e protagonismo delas diante de disputas simbólicas entre dois projetos: o do treinamento dos papéis tradicionais quando a elas são relegadas a maior carga dos afazeres domésticos e têm o seu la zer e diversão muito mais controlado do que seus irmãos ou de outros meninos do seus circulo de relações ou, o da excessiva preocupação com a ditadura da estética feminina. Este livro, baseado em pesquisa empírica de ''''''''escuta'''''''' qualificada de ce rca de duas mil meninas, reflete o ''''''''fazer gênero'''''''' de meninas brasileiras em um contexto de desigualdades marcados por discriminações e violações mas, também, por possibilidades e direitos. Nossa expectativa é que possa contribuir para construi r uma ponte entre a academia e aqueles que formulam, monitoram e avaliam as políticas públicas. Neste sentido, a obra se propõe a ser um instrumento para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 que estabelece metas de curto, médio e lo ngo prazo para o empoderamento de mulheres e meninas.
Código: | 9788544413586 |
EAN: | 9788544413586 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
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SER MENINA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO MARCAÇÕES DE GÊNERO EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES
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