A presente obra, fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade, é uma provocação reflexiva sobre o processo formativo em curso, especialmente pela denúncia do projeto de uma educação eminentemente adaptativa e fundamentalmente instrumental. O texto bus ca uma aproximação entre a condição educativa e a possibilidade de uma formação para o pensamento crítico ampliado, em vista da ação social autônoma e responsável. Esses elementos se articulam para diagnosticar, na cultura, os processos alienantes qu e são próprios do ideal do "progresso", instituído pela sociedade do capital, implícito nos planos de educação neoliberal. A crítica ao processo educativo procura destacar o sentido filosófico do fundamento e da finalidade formativos. Por isso, a exp osição dos limites da formação adaptativa ao modelo socioeconômico capitalista é imprescindível. Os problemas educativos não podem recair exclusivamente sobre a pedagogia e a didática. A filosofia precisa ser chamada ao diálogo para aprofundar o diag nóstico sobre o projeto de educação em curso, denunciando não somente os possíveis equívocos do processo, mas os projetos que se ocultam nas políticas públicas que instauram a educação para a subserviência.
Código: | 9786525168463 |
EAN: | 9786525168463 |
Peso (kg): | 1,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,40 |
SOB O OLHAR DA CRÍTICA: A RACIONALIDADE FORMATIVA NA PERSPECTIVA DE THEODOR W. ADORNO
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$73,60