As organizações são fundamentais nas atuais sociedades humanas, ao ponto de podermos afirmar que sem elas nossa civilização teria poucas chances de sobrevivência. Constituem, ao lado dos indivíduos, agentes sociais que intervêm de diversos modos no n osso cotidiano. Nesse sentido, são objeto de estudo da Sociologia das Organizações na sua interação com outras organizações, com outros indivíduos e nas relações sociais internas que lhes dão razão de ser. Este livro aborda as organizações como un idades sociais, complexas, que apresentam algumas características universais e que assim podem ser estudadas de modo geral. Embora a abordagem aqui adotada tenha tido como foco principal as organizações empresariais, os conceitos e relações básicas q ue são apresentados podem ser aplicados a quaisquer organizações que apresentam alguma complexidade. A obra inova ao abordar inúmeros temas, relativamente novos, em Sociologia das Organizações e na análise organizacional de forma geral, como as or ganizações econômicas pré-capitalistas - guildas, manufaturas e companhias de comércio -, as organizações fordistas relacionadas com as pós-fordistas, a teoria dos clusters, a competitividade sistêmica, a teoria dos stakeholders, responsabilidade soc ial organizacional, o capital social, as cooperativas e o terceiro setor. Além de tratar dos tradicionais temas da teoria organizacional como as diferentes abordagens - clássica, humanista, sistêmica, contingencial a estrutura organizacional poder e conflito cultura e clima organizacional mudança e inovação e ambiente organizacional, entre outros. Livro-texto para as disciplinas Sociologia das Organizações, Sociologia Aplicada á Administração, Teoria Organizacional, Análise Organizacional e Cultua Organizacional, entre outras, e leitura complementar às principais disciplinas dos cursos de Administração. Pode ser adotado como bibliografia básica para os cursos de pós-graduação em Administração e outros que visem ao estudo das organiza ções. É de relevante interesse também para pequenos médios empresários, executivos, consultores e profissionais dessas organizações interessados em obter informação atualizada sobre teoria organizacional e fundamentos para a gestão de processos inter nos e externos nas empresas em que atuam.

Código: 9788522449576
EAN: 9788522449576
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 13,40
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 24,00

SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$56,00