• SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA:: COMUNICAÇÃO COM O USO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

A condição de deficiência não está instaurada na pessoa, mas sim nas atitudes e nos ambientes na qual ela se insere. Existem diversos fatores impedindo-as de participar efetivamente da sociedade. A pessoa com deficiência, sua família e pessoas próxim as como educadores, médicos e amigos, enfrentam muitos obstáculos para conquistar e usufruir do seu direito de estudar, trabalhar e participar de situações simples do dia a dia. Dessa forma, pensar na escola inclusiva é pensar em uma escola para todo s, sem discriminação, sem exceções, onde todos têm um espaço, o seu espaço. É pensar em um lugar onde os alunos são da escola e não de determinado profissional, onde todos os envolvidos são responsáveis por ele e exercem papéis importantes. Por vezes , o desenvolvimento educacional do aluno com surdocegueira acaba não acontecendo, pois muitos ainda permanecem em casa sem receber nenhum atendimento. Muitas famílias sequer imaginam a possibilidade de aprendizagem de uma criança com essa condição e assim deixam de levá-la a uma escola e de buscar pela garantia do direito à educação. Como não apresenta os sentidos da visão e da audição, e em alguns casos tem associada mais uma deficiência, ela nem sempre é vista como alguém com possibilidade de ser aprendente.

Código: 9786558681458
EAN: 9786558681458
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