• TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Esse livro tem diversas expressões que poderiam ser sua palavra-chave. A intensidade das ideias apresentadas transpira por suas páginas. Ao tratar de um projeto de pesquisa com financiamento de dinheiro público, esse livro é uma prestação de contas. É claro que todos os relatórios oficiais do projeto e dos bolsistas foram encaminhados a CAPES, agência de fomento tão importante no cenário educacional brasileiro. Mas a ideia de apresentar uma síntese deste projeto na forma de livro é um modo trans parente de prestar contas de um projeto para a sociedade, e em particular para comunidade científica. Era de se esperar que o estado mais rico do país fosse ter tecnologias digitais borbulhando em suas salas de aula. O projeto mostra que isso é tão p ouco verdade, que houve necessidade de se pensar em "descontruir" o título do livro: de Mapeamento para "Desmapeamento", cunhando talvez um neologismo. Há muito menos tecnologias digitais nas escolas públicas de São Paulo do que se poderia supor! Com o em um deserto, os pesquisadores continuaram em busca de oásis ... e encontraram, mas mais do que isso, pensaram em como trazer água para um terreno tão árido, com tão pouca tecnologia digital utilizada em sala de aula, em pleno século XXI. O "Mapea mento" - nome carinhoso com o qual o projeto foi tratado dentro do grupo de pesquisa ao qual pertencem as autoras, GPIMEM - é então projeto de pesquisa e projeto de intervenção, se associando à tradição de pesquisa-ação. O projeto documenta onde as t ecnologias digitais são utilizadas, onde não são e busca apontar maneiras para modificar a situação em que se encontravam as escolas até o início de 2017, apontando caminhos, ou melhor: construindo trilhas! Fazer pesquisa no terceiro mundo já é uma i nsubordinação, e com corte de verbas com o projeto em pleno andamento é mais ainda! A líder desse projeto, Sueli Liberatti Javaroni, junto com sua orientanda e colaboradora, Maria Teresa Zampieri - autoras desse livro - são colegas de grupo de pesqui sa há anos: são mulheres líderes, o que também já 12  SUELI LIBERATTI JAVARONI & MARIA TERESA ZAMPIERI aponta outra insubordinação, tema com o qual elas encerram o livro. São mulheres que lideraram e co-lideraram orientações dentro do projeto, admin istração e articulação do mesmo. É dentro deste espírito, que se torna uma honra ser convidado para escrever o prefácio de tão importante livro. As autoras dão sua feição, a ideias articuladas coletivamente, dentro do grupo. Expressam e contribuem, d

Código: 9788578616175
EAN: 9788578616175
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,80

TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$45,00