Elaborada por pesquisadores vinculados a áreas de conhecimentos diversas, tais como, Lingüística Aplicada, Sociolingüística Interacional, Etnografia Escolar, Educação e Semiótica, esta obra traz um tema de grande relevância neste início de milênio, marcado paralelamente pela ampliação da convivência entre culturas e conseqüente exacerbação de conflitos - trata-se da questão da transculturalidade, seu foco central, associado às questões de linguagem e educação. A transculturalidade é enfocada com base nas dimensões culturais de comunidades de fala - tratadas aqui em termos dos padrões de uso das línguas e variedades que compõem sua ecologia lingüística - e representa uma alternativa aos estudos dos aspectos sociodemográficos e censitários, inserindo-se no paradigma qualitativo-interpretativista das ciências humanas. Propõe, ainda, o termo transculturalidade como apropriado para desnaturalizar as questões de hegemonia cultural, sendo o radical trans visto como portador do s entido de movimento multi e bidirecional e, também, complementar e, nessa perspectiva de transculturalidade, vários capítulos do livro ressaltam a questão educacional - a transição lar-escola para crianças ou a transição oralidade-letramento para os educandos em geral. Pode-se ver ainda nesse livro que a questão da transculturalidade no Brasil adquire certas especificidades decorrentes de características da sociedade brasileira, marcada pelas disparidades sociais e desigualdades socioeconômicas, que a distinguem de outras sociedades, sejam elas de países em desenvolvimento ou desenvolvidas. Entre essas especificidades, merece especial atenção uma releitura de conceitos como o de status de minorias, de comunidade de fala, de diglossia e de a firmação identitária.
Código: | 9788575910641 |
EAN: | 9788575910641 |
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TRANSCULTURALIDADE LINGUAGEM E EDUCACAO
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