• USO DO TEXTO FILOSÓFICO EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO: UMA EDUCAÇÃO DO APRENDER A APRENDER

O presente trabalho é uma experiência filosófica que busca refletir sobre o lugar do texto filosófico na aprendizagem em sala de aula. Tem como objetivo geral analisar o exercício da educação filosófica em sala de aula no ensino médio, a partir do us o do texto filosófico (fragmento), escolhido conforme a proposta curricular em experiências diversificadas. E tem como objetivos específicos: compreender como o texto filosófico foi abordado, historicamente, na tradição do ensino de filosofia por di scussão do significado do que é o texto e do que caracteriza o ser um texto filosófico, quais são suas topologias e como é possível, a partir de sua leitura, exercitar o processo de compreensão e letramento filosófico, desdobrando-se sobre a finalida de e alcance da leitura de um texto filosófico (fragmento) na educação básica no ensino médio, a partir da escolha/seleção de textos (fragmentos), de acordo com a proposta das temáticas curriculares da Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Pernam buco e de Alagoas, segui- do da aplicação, análise e interpretação. O trabalho procurou acentuar a relevância do ensino de Filosofia com o uso do texto filosófico (fragmento), possibilitando a experiência da leitura e da reflexão que, na perspectiva de Deleuze (2006), é uma experiência de aprendizagem da Filosofia que se processa mediante atos subjetivos operados diante do contato do leitor com os textos. Nesse sentido, a leitura filosófica é a busca exploratória dos significados e significantes , das relações semânticas, do desvelamento das metáforas e das analogias, de saber que o texto filosófico está interpelando ou que e a quem está respondendo.

Código: 9786525051864
EAN: 9786525051864
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00

USO DO TEXTO FILOSÓFICO EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO: UMA EDUCAÇÃO DO APRENDER A APRENDER

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$49,00